quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

Quando se fala em metodologia, pensamos primeiramente na prática pedagógica aplicada pelo professor para alcançar determinado objetivo.

Isso nos transporta a mudanças de comportamento que ajudem a superar as aulas tradicionais e transmissão de conteúdos sem nenhuma significação ao aluno. O papel do professor é dar sentido a sua aula, tornando-a mais atraente e favorecendo um ambiente escolar inovador, trabalhando os seus alunos de forma participativa e reflexiva.

Fazer parte dos novos tempos, é saber utilizar das tecnologias, se preocupando em alterar sua prática pedagógica conservadora. Daí a necessidade de que a informática tem que ser adotada nas escolas não como disciplina, mas como ferramenta que o professor possa contar para bem realizar o seu trabalho.

O computador trouxe novas situações de aprendizagem que devemos saber como lidar com elas. O nosso papel, portanto, é dar sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base ao leque de informações e possibilidades que ele oferece.






Um comentário:

EDUCAÇÃO DIGITAL disse...

Sim Rouvane, é que não basta ao professor apenas lançar mão das equipamentos tecnológicos existente na escola, mas utilizar estratégias de modo a tornar o assunto interesante para o educando, e este veja sentido na aprendizagem. Entretanto,
para que isto aconteça é necessário que o aluno tenha participação ativas nas atividades escolares e esse hábito seja estendido às demais atividades fora da escola também.
Abraços Derenice Moraes